Themes - 13 de Abril de 2016

pt - Fórum da Cidadania


O Fórum da Cidadania é uma organização não governamental, foi constituído em 21 de abril de 2003, com a missão de “fortalecer e promover à cidadania” na busca da efetivação das políticas públicas, adequadas às necessidades do Município de Umburanas, visando à justiça social e o bem-estar da população.


Com objetivo de apoiar a luta popular, atuando para que os direitos da população empobrecida sejam respeitados. Para tanto mobilizou as comunidades, formando núcleos de moradores com a missão de animar a participação nas ações desenvolvidas em cada localidade. Formação de lideranças comunitárias, preparando-as para reivindicar, junto aos órgãos da administração pública, o atendimento das demandas da população mais carente. Essas lideranças passaram também a exercer a cidadania em sua dimensão com atribuição de fiscalizar e acompanhar a aplicação dos recursos, destinados à execução de políticas públicas.


Através da mobilização e organização popular alcançamos os objetivos previstos nas ações que resultaram na melhoria da qualidade de vida das pessoas do nosso município, tendo como desdobramento a efetivação e ampliação dos direitos básicos como: acesso água potável, melhorias nas condições de saúde, moradia, educação básica e renda complementar.


Estamos atuando no município há mais de dez anos, avançamos muito na qualidade de vida das famílias empobrecidas, construindo cisternas, banheiros, reformando casas. Lutamos arduamente pelo acesso água potável, uma das maiores dificuldades na historia das comunidades da Barriguda do Doutor, Angical e Aníbal, que são as mais sofridas com a falta de água. Hoje, essas comunidades estão sendo atendidas pela Operação do Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, abastecendo periodicamente as comunidades através carros pipas. Estamos lutando para mudar essa situação; o Fórum em parceria com outras instituições iniciaram um dialogo com Diretor da Empresa Municipal de Saneamento Água de Umburanas – Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA, sobre a situação atual dos municípios, buscando soluções para superação das dificuldades latentes vivenciada na comunidades e convivência com o semiárido.


Na perspectiva de ampliar a luta popular e agilizar as ações e representação nos espaços de decisão, o Fórum constitui uma Comissão de Água, formada por representantes de entidades e associações. Uma das maiores conquistas dessa comissão foi à aprovação da verba de R$: 310.000,00 (trezentos e dez mil reais) para recuperação do sistema de água do município. Em parceria com a AAACMU- Associação de Apoio e Articulação da Comunidade Missionária de Umburanas, o Fórum construiu mais de 1.500 cisternas de consumo nos povoados do município.


No ano de 2014 e 2015 em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Acessória aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares-CACTUS, a construção de 92 tecnologias de produção, sendo que 62 foram cisternas enxurradas, com capacidade de 52 mil litros, e 30 barreiros de Trincheiras. Recentemente nos anos de 2015 e 2016 novas parcerias foram realizadas, com a Cooperativa de Acessória Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar-COOTRAF, onde construímos mais 72 tecnologias de produção, 42 cisternas de calçadão, e 30 barreiros de trincheira. Essas tecnologias têm melhorado muito a vida das famílias, e temos avançado muito no desenvolvimento da agricultura familiar.


O trabalho realizado pelo Fórum da Cidadania tem sua historia fundamenta no olhar atento, sensível e missionário das Irmãzinhas da Assunção que desde o inicio nossa luta vem contribuindo na formação dos membros as comunidades carentes. A escolha pelo pobre e oprimido nos dá corpo espiritual e ânimos no enfretamento da dificuldade e labuta diária. Entendemos que nossa missão é trabalhar a formação política das comunidades atendidas pelo Fórum, levando conhecimento, pois acreditamos que é a partir dele que as pessoas serão capazes de se tornarem protagonistas da própria história.


Território: América Latina


Equipe do Fórum de Cidadania - Umburanas Bahia e Comissão JPIC - Brasil