Prieres - 28 de febrero de 2013

es - Direito à Verdade

 ORAÇÃO
 “O direito à verdade e à justiça é fundamental para acabar com a impunidade das violações flagrantes dos direitos humanos. […] Em todo caso, prestar homenagem a estes direitos torna evidente que as violações não podem permanecer ocultas de maneira indefinida.”(Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas).

INTRODUÇÃO

No dia 21 de Dezembro de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o 24 de Março, Dia Internacional do direito à verdade pelas violações flagrantes dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas.

O objetivo deste dia é:

  • Honrar a memória das vítimas das violações flagrantes e sistemáticas dos direitos humanos e tornar evidente a importância do direito à verdade e à justiça.
  •  Prestar homenagem às pessoas que dedicaram sua vida em promover e defender os direitos humanos e que, nesta luta, perderam sua vida.
  •  Reconhecer, de maneira especial, a importância da obra e dos valores defendidos peloArcebispo Oscar Arnulfo Romero, de El Salvador, que foi assassinado no dia 24 de Março de 1980, por ter denunciado as violações dos direitos humanos das populações mais vulneráveis, por sustentar o princípio da defesa da vida, por promover a dignidade da pessoa humana e oponer-se à violência em todas as suas formas.
    Oração de entrada:
    Líder: “Uma Igreja que não provoca nenhuma crise, um evangelho que não incomoda, uma palavra de Deus que não se encarna em ninguém, uma palavra de Deus que não denuncia o verdadeiro pecado da sociedade na qual está sendo proclamada, que evangelho é? ” (Arzobispo Romero, 16 de abril, 1978)

    Conversando com Jesus Cristo e com Romero
    O Primeiro texto da Escritura: Lucas,21,12-19   
    “Vocês serão presos e perseguidos; entregarão vocês às sinagogas, e serão lançados na prisão; serão levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Isso acontecerá para que vocês dêem testemunho. Portanto, tirem da cabeça a idéia de que vocês devem planejar com antecedência a própria defesa; porque eu lhes darei palavras de sabedoria, de tal modo que nenhum dos inimigos poderá resistir ou rebater vocês. E vocês serão entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vocês. Vocês serão odiados por todos, por causa do meu nome. Mas, não perderão um só fio de cabelo. É permanecendo firmes que vocês irão ganhar a vida.”
    Romero:
    “Portanto, queridos irmãos e irmãs, especialmente vocês que me odeiam, vocês, queridos irmãos e irmãs, que pensam que eu prego a violência, que me difamam sabendo que não dizem a verdade, vocês que têm as mãos manchadas de sangue, de tórturas, de atrocidades, de injustiças: convertam-se. Eu amo vocês profundamente.” (10 de Setembro, 1978).
    Segundo texto da Escritura: João, 8, 32
    “Conhecerão a verdade e a verdade libertará vocês.”
    Romero:
    “Não nos cansemos de anunciar o amor; é a força que vencerá o mundo. Não nos cansemos de anunciar o amor. Ainda que vejamos que as vagas da violência buscam apagar o fogo do amor cristão, tenhamos a certeza de que o amor terminará por vencer; não pode ser de outra maneira.” (25 de Setembro, 1977)
    Terceiro texto da Escritura: João 18,37
    “Eu nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade. Todo aquele que está com a verdade, ouve a minha voz.”
    Romero:
    “Não ambiciono em absoluto o poder e, por isso, com total liberdade, posso dizer aos poderosos o que é bem e o que é mal e posso dizer a qualquer partido político o que é bem e o que é mal. Isto é o meu dever.” (23 de marzo, 1980).

    Quarto texto da Escritura: João 14,15-17
    “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. Então, eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Advogado, para que permaneça com vocês para sempre. Ele é o espírito da Verdade, que o mundo não pode acolher, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele mora com vocês, e estará com vocês”
    Romero:
    “O Reino de Deus já está presente em nossa terra de maneira misteriosa. Quando virá o Senhor, ele o levará à perfeição. Esta é a esperança que anima os cristãos. Sabemos que Deus abençoa qualquer esforço que melhora a sociedade, especialmente quando a injustiça e o pecado estão tão profundamente enraízados, este esforço é o que Deus quer, é o que Deus nos pede.”(24 de Março, 1980, da homilia do Arcebispo Romero, minutos antes de ser assassinado).

    Ladainhas do Corpo de Cristo:
    (A cada invocação se levanta a cruz branca ou se coloca uma vela acesa ao lado da cruz, enquanto toda a assembléia diz “Presente!”)

    Líder: Oremos por Cristo que sofre nas vítimas anônimas da verdade:

    1.  Cristo desaparecido,
    2.  Cristo maniatado,
    3.  Cristo torturado,
    4.  Cristo cujo direitosnão são reconhecidos no trabalho,
    5.  Cristo detido pela polícia,
    6.  Cristo de novo crucificado e humilhado,
    7.  Cristo faminto e necessitado,
    8.  Cristo encarcerado,
    9.  Cristo lançado de um avião,
    10.  Cristo morto e jogado no lixo
    11.  Cristo indignamente abandonado à margem da estrada,
    12.  Cristo rechaçado,
    13.  Cristo perseguido,
    14.  Cristo obrigado a dormir no campo ou alhures, porque não pode permanecer em sua casa por medo de ser arrestado durante a noite,
    15.  Cristo enfermo, por falta de proteção,
    16.  Cristo que vive com os pobres, os infelizes, os camponeses que defende e ama,
    17.  Cristo anunciando a libertação aos pobres, aos oprimidos, às pessoas que sofrem,
    18.  Cristo privado de formação e de educação, 
    19.  Cristo que não teme a perseguição,
    20.  Cristo humilhado, como alguém que não merece a cidadanía,
    21.  Cristo angustiado,
    22.  Cristo no meio de nós,
    23.  Cristo oculto, inclusive no criminoso.

    Questionamento-Reflexão para partilhar nossa fé
    :

     Que poderia o Arcebispo Oscar Romero pedir a nossa comunidade de fé?
  • Commission for Justice, Peace and Integrity of Creation

    USG/UISG Secretariat

     Via Aurelia 476, 00165, Rome, Italy.   Email: jpicusguisg@lasalle.org /www.jpicformation.wikispaces.com